As atualizações permitem agilidade para o público sem perder a segurança dos cadastros

Foto: Fernando Alves-Governo do Tocantins

O Sistema de Informação para Gestão do Cadastro Ambiental Rural (SIG-CAR) está com novas atualizações que buscam a otimização do serviço para os proprietários rurais. O SIG-CAR é baseado em geotecnologia de ponta, que garante agilidade, segurança digital e transparência para elaboração do CAR, encontrado facilmente no site http://sigcar.semarh.to.gov.br/

Com as novas funcionalidades, a usabilidade do sistema fica mais leve e permite que os proprietários e responsáveis técnicos façam abertura de retificação automática para cadastro direto no site, sem precisar encaminhar tudo por e-mail e aguardar o prazo de 48 horas para ter retorno da equipe, como era anteriormente. Somente os casos que possuem atribuição de análises do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) ficam bloqueados e devem procurar o órgão através dos contatos: car@naturatins.to.gov.br, (63) 3218-2640 ou no WhatsApp (63) 98402-1436.

Outro ponto que recebeu novas funcionalidades fica na aba de “Pesquisa Pública”, onde agora também é possível emitir recibos estaduais dos proprietários informando CPF e data de nascimento. O Gerente de Informação e Inteligência Ambiental da Semarh, Rodrigo Sellos, relatou os benefícios que essa atualização pode trazer. “Muitas prefeituras e proprietários rurais nos procuravam por perder algum dado e não conseguir acessar os recibos, então agora a pessoa consegue emitir o CAR dela apresentando dados particulares para manter a segurança, mas com facilidade”.

A aba “Análise” no site recebeu a atualização “número do CAR”, que agora possibilita a identificação de ‘Conflitantes’ aliado a ‘Pesquisa pública’, ou seja, o proprietário conseguirá identificar se há conflito ou sobreposição de terra no seu CAR e qual a outra inscrição está inserida no mesmo lugar.

Houveram também melhorias na integração do SIGCAR com o sistema federal SICAR, os cadastros serão integrados mais rápidos, garantindo celeridade ao processo. Além disso foram corrigidos diversos BUGs que não permitiam a comunicação entre os sistemas, melhorando também a experiência do usuário.

Além da gestão desse Sistema, a Semarh esclarece dúvidas quanto ao cadastro e realiza o CAR gratuitamente para pequenos proprietários (até 320hectares), mas também busca cada vez mais melhorias para o site que, portanto, receberá novas funcionalidades em breve.

 

Luíza Caetano/Governo do Tocantins


Compartilhar:

Deixe seus Comentario