Primeiras ações da reforma administrativa, anunciada no final de 2022, foram publicadas no Diário Oficial desta segunda-feira (6). Novos nomes para assumir os cargos ainda não foram divulgados. Palácio Araguaia, sede do Governo do Estado
Governo do Tocantins/Divulgação
O Diário Oficial do Estado publicado na noite desta segunda-feira (6) trouxe ato que exonerou toso os secretários de estado e presidentes de autarquias. Conforme o documento, só estão mantidos os titulares da Polícia Militar, o comandante-geral Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, e do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias.
Os gestores exonerados pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) deixam os cargos a partir desta terça-feira (7). Enquanto o executivo não anuncia os novos nomes que vão assumir as pastas, o serviço caberá interinamente aos secretários executivos e vice-presidentes de órgãos e autarquias.
Desde o final de dezembro do ano passado, Wanderlei já havia sinalizado que haveria mudanças e uma reforma administrativa para o novo mandato. As ações começariam justamente em fevereiro.
LEIA TAMBÉM:
Posse de Wanderlei Barbosa será neste domingo (1º); veja o que pode mudar a partir de 2023 no executivo
Governo cria as secretarias da Mulher, dos Povos Originários e da Pesca e Aquicultura
Governador nomeia a própria irmã para assumir Secretaria da Mulher e ativista indígena para a pasta dos Povos Originários e Tradicionais
Primeiras mudanças
No dia 10 de janeiro, o Governo do Estado publicou uma medida provisória que alterou as denominações de secretarias e criou três pastas: a Secretaria da Mulher, a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais e a Secretaria da Pesca e Aquicultura.
Para as pastas da Mulher e Povos Originários e Tradicionais, chegou a nomear como secretária a própria irmã, Berenice de Fátima Barbosa Castro Freitas. A ativista indígena Narubia Silva Werreria assumiu a outra secretaria. O anúncio dos nomes foi publicado no dia 17 de janeiro, uma semana após a criação das pastas.
O ato publicado nesta segunda-feira não especificou se as novas gestoras também serão substituídas na reforma administrativa.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins
