Segundo o cacique Wagner Krahô-kanela, cerca de 40% da comunidade está alagada. Terra indígena fica na região de Lagoa da Confusão. Comunidade indígena em Lagoa da Confusão se preocupa com retorno das aulas após enchentes
A comunidade indígena Krahô-Kanela, que vive em uma aldeia no município de Lagoa da Confusão da preocupada. É que parte das terras foi atingida pelas enchentes. A situação põe em risco o retorno das aulas na rede estadual.
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Compartilhe essa notícia no Telegram
De acordo com o cacique Wagner Krahô-kanela, cerca de 40% da comunidade está alagada. Um vídeo feito pelo liderança mostra que casas e uma escola estão tomadas pela água.
“Essa é a situação da nossa aldeia. Esse aqui é um espaço que estamos construindo para o posto de saúde, já entrou água. Aqui é a nossa escola e nós estamos precisando demais de um barco para dar apoio a nossa comunidade. A gente atravessa aqui para ir a cidade, precisamos de uma embarcação com motor e barqueiro para dar esse suporte. É uma coisa de muita urgência”.
Aldeia fica alagada após enchente em Lagoa da Confusão
Reprodução
O ano letivo de 2022 na rede estadual está previsto para começar no dia 14 de fevereiro, no formato presencial. Inicialmente, as aulas começariam no dia 1º deste mesmo mês.
A Secretaria de Educação e Cultura (Seduc) disse que levou em consideração diversos fatores para o adiamento. Foram citados o avanço na transmissão da Covid-19 e da Influenza (H3N2) no estado e também as condições das estradas atingidas por enchentes, que prejudicam o transporte escolar rural.
A Secretaria da Educação disse que está em contato com a comunidade para que os alunos não fiquem prejudicados nesse ano letivo de 2022. Informou que eles estão buscando uma solução em conjunto para que isso seja feito de forma rápida e sem qualquer prejuízo.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins
