Chacareiro chora ao ver incêndio destruir até mudas para recuperar reflorestamento de nascentes em Taquaruçu

0
57

Força-tarefa tenta controlar as chamas na região há três semanas. Bombeiros e brigadistas tentam há três semanas controlar chamas em Taquaruçu
O chacareiro Cláudio Antônio Facchini não consegue conter as lágrimas ao perceber a destruição causada por incêndios em sua propriedade, em Taquaruçu, distrito de Palmas. Ele tem uma área de 1 mil hectares e quase a metade foi queimada. O idoso perdeu até as mudas que seriam usadas para o reflorestamento de nascentes. (Veja o vídeo)
A situação ameaça a serra turística com mais de 80 cachoeiras. Nesta quinta-feira (1º) continua a força-tarefa de bombeiros e brigadistas para tentar combater o avanço das chamas na região.
“Eu tenho uma nascente que há cinco anos secou. E essa nascente eu vinha recuperando ela. Foi plantada 700 mudas e queimou tudo. E a nascente da cachoeira foi muito prejudicada, há 15 dias queimou tudo que foi feita. Quase 3 mil mudas plantadas”, lamentou Cláudio.
Chacareiro chora ao ver destruição em propriedade
Reprodução/TV Anhaguera
O combate na região já dura três semanas. A situação é complicada, já que o vento forte e o mato seco fazem com que o fogo se espalhe rapidamente. As equipes usam bombas de água e sopradores.
“É para poder ir amenizando nesse combate direto, até porque o acesso é muito difícil para a gente vir com a viatura, com o caminhão, com o equipamento mais adequado”, explicou o tenente do Corpo de Bombeiros Anderson Vargas.
No Parque Estadual do Cantão a floresta também está sendo devastada. Os focos de queimadas chegam perto das casas de moradores de comunidades tradicionais. “Devido a estiagem, muitos dias sem chuvas e o vento muito forte, o fogo se alastra muito rápido e o capim está muito seco”, disse uma moradora.
Fogo destrói áreas de Taquaruçu há três semanas
Reprodução/TV Anhaguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins