Moradores com sintomas de Covid-19 fazem fila e se aglomeram para conseguir atendimento em Palmas

0
117

Situação foi registrada na unidade sentinela da quadra 1.304 Sul. Vídeo mostra que quando começou a chover os pacientes ficaram aglomerados. Unidade de saúde fica lotada em Palmas e pacientes se aglomeram por causa da chuva
Moradores com sintomas de Covid-19 e gripe estão reclamando do atendimento em uma unidade de saúde de Palmas. Nesta segunda-feira (17), dezenas de pessoas formaram uma fila na porta do postinho da Arse 131 para conseguir realizar consultas e testes. Vídeos feitos no local mostam que depois de ficarem expostos ao sol, os pacientes se aglomeraram para se proteger da chuva. (Assista acima)
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A estudante Sarah Letícia dos Santos esteve no local com a filha pequena, que está com febre e com sintomas gripais. A jovem conta que o local não tem estrutura para atender a quantidade de pacientes da região e o número de profissionais é insufiente.
“A fila é essa daqui. Não para de chegar gente, não para de chegar carro. Você fica em pé no sol quente e a chuva também está vindo ali. A maioria das pessoas está tossindo, com febre, com dor de cabeça e são submetidas a essa situação de ficar em pé debaixo de sol ou chuva. A condição é precária, a unidade é suja. É um absurdo”, disse Sarah Letícia.
A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas foi procurada para comentar a situação, mas não se posicionou até a última atualização desta reportagem.
Em Palmas, pacientes com sintomas de Covid-19 aguardam atendimento em fila
Sarah Letícia dos Santos/Divulgação
A mãe da paciente contou que a unidade sentinela tem apenas uma sala de triagem e dois médicos para atender todos os moradores. Segundo ela, quando começou a chover as pessoas se aglomeraram debaixo da estrutura do postinho. Outras foram embora sem conseguir atendimento.
O problema foi registrado mesmo após a prefeitura aumentar o número de unidades que funcionam exclusivamente para casos suspeitos de Covid e síndromes gripais. A mudança aconteceu depois que os dois postinhos que estavam atendento ficaram sobrecarregados.
Conforme a prefeitura, os pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar as seguintes unidades:
USF 503 Norte
Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I)
USFs da 1.304 (Arse 131)
USF do setor Santa Fé
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins