Tocantins registra 17 focos de raiva em herbívoros durante o primeiro semestre

0
28

Ações de combate à doença são contínuas e neste ano foram realizadas 267 visitas técnicas em todo estado. Desde a semana passada as equipes estão percorrendo quatro municípios. Técnicos fazendo captura de morcegos
João Amorim/Governo do Tocantins/Divulgação
No primeiro semestre de 2021 foram identificados 17 focos de raiva em herbívoros no Tocantins, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). As ações de combate à doença são contínuas e neste ano foram realizadas 267 visitas técnicas em todo estado. Desde a semana passada as equipes estão percorrendo propriedades nos municípios de Porto nacional, Monte do Carmo, Silvanópolis e Natividade.
Os técnicos atendem demandas de produtores rurais prestando orientações e monitorando abrigos de morcegos hematófagos, que são os principais transmissores da doença na zona rural.
“Em Natividade fizemos o atendimento de dois focos de raiva bovina, depois o controle estratégico dos morcegos hematófagos onde foram capturados 130 e tratados com a pasta vampiricida. Destes, quatro serão enviados ao laboratório averiguar se há presença do vírus da raiva”, explicou o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, João Amorim Neto.
Para evitar os focos da doença é importante a vacinação antirrábica dos herbívoros – bovinos, equídeos, ovinos e caprinos. O produtor também deve notificar os casos suspeitos à Adapec para que o saneamento seja feito. O vírus, inclusive, pode ser transmitido ao homem.
O animal infectado pela raiva apresenta alguns sintomas como: isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral e morte.
Diante de casos suspeitos o produtor deve evitar o contato direto com animais. Em caso de dúvidas é possível procurar o escritório mais próximo da Adapec ou ligar no Disque Defesa pelo telefone 0800 063 11 22.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins